Quem sou eu

Minha foto
Uberlândia, Minas Gerais, Brazil
O Projeto Infância é um espaço destinado ao desenvolvimento infantil subdividindo-se em Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança e Projeto Infância: Brinquedos Educativos. Tem por finalidade trabalhar em busca de uma infância melhor orientada, oferecendo em seu espaço físico propostas que venham contribuir com o desenvolvimento global da criança. O Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança, constituí-se de uma clínica multiprofissional de atendimento infantil. Esta equipe conta com profissionais especializados no atendimento de crianças com deficiências e Transtorno Global do Desenvolvimento. Realiza atendimentos clínicos e pedagógicos, além de trabalhar com projetos (cursos, palestras, grupos de estudos, rodas de conversas) que têm como objetivo promover o desenvolvimento da infância contemporânea. O Projeto Infância: Brinquedos Educativos vêm reforçar a preocupação com o desenvolvimento infantil, com o consumismo e a qualidade dos brinquedos oferecidos às nossas crianças, apresentando recursos lúdicos diferenciados, que além de divertir venham também contribuir com um aprendizado significativo desde a primeira infância.

Seguidores

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Estimulação da crianças de 4 a 5 anos

Procure construir conversas estimulantes sobre os mais variados temas. Responda e formule perguntas que aumentem a capacidade de reflexão sobre acontecimentos e experiências. Se, por exemplo, a família for fazer um passeio ou viagem, converse antes sobre o lugar e depois também pergunte a opinião da criança.

Leia histórias curtas, cante músicas e converse sempre com a criança sobre sua rotina, dando atenção às perguntas e respondendo-as sempre de forma que a criança entenda o que está sendo falado.

Nesta fase, a criança começa a se interessar pela escrita. Incentive isto, lhe entregando folhas em branco e lápis para que ela possa desenvolver esta habilidade.

Faça com que a criança perceba a localização dos objetos, conversando com ela enfatizando os conceitos de dentro, fora, atrás, na frente... isso pode ser feito no dia a dia, pedindo que a criança pegue o prato que está dentro do armário ou solicitar que a criança pegue a vassoura que está atrás da porta.

Procure conversar com a criança sobre o que ela irá fazer de manhã, à tarde, à noite, o que ela fez ontem ou o que ela fará amanhã para que ela adquira estes conceitos.

Sandra Barbosa e Damiane Finotti
Coordenadoras do Projeto Infância

domingo, 26 de junho de 2011

Estimulação da linguagem da criança de 3 a 4 anos

Tudo deve ser mostrado, cheirado, sonorizado, provado e tocado para que a criança aprenda as coisas do mundo, estimulando assim suas percepções.

Cantar músicas infantis, brincar com trava-línguas e ler poesias ajudam a criança a perceber os sons da língua brincando, facilitando a fala e, mais tarde, o aprendizado da leitura.

Desenvolva na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas, por meio de músicas, jogos com bola pronunciando o nome das pessoas que estão segurando a bola.

Incentive o aumento do vocabulário da criança, permitindo que ela fale em todas as atividades possíveis e sempre falando palavras novas quando elas aparecerem numa situação. Por exemplo, quando a criança for em um lugar novo, converse com ela como é este lugar, o que será feito lá,...

“Devolva sempre as palavras ditas pelo seu filho de maneira correta e em forma de frases:

Ex.: A criança pedindo água:

- /ága/

- Você está com sede ? Você quer água ?



-Imite os sons do ambiente e da vida diária;

Ex.: - Au au (cachorro);

- Miau (gato);

- Trrrim (telefone);

- Toc-toc (batida de porta)



Damiane Finotti e Sandra Barbosa

Coordenadoras do Projeto Infância

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Estimulação da Linguagem : Dicas– 0 a 24 meses


-Acariciar e conversar com o bebê sempre que possível.

-Oferecer objetos coloridos e deixar a criança brincar e explorá-lo com as mãos e boca.

-Na hora do banho converse com o bebê, nomeando as partes do corpo, bem como os objetos que estão sendo utilizados.

-Incentive qualquer movimento do bebê, desde arrastar, engatinhar, até o momento de ajudá-lo a andar.

-Na hora das brincadeiras, sempre fale com o bebê e não deixe de usar expressões faciais.

-Utilizar músicas no dia-a-dia e incentivar o canto.

-Sempre incentive a fala da criança, esperando que ela tente falar o que quer antes de oferecer os objetos.

-Imposição de limites, dizendo não, toda vez que julgar necessário. Não aceitando choro ou birra.

-Conte histórias para criança, desde o nascimento e quando ela estiver mais velha mostre as figuras do livro para ela enquanto estiver contando a história.

-Deixe sempre os objetos limpos antes de oferecê-los ao bebê, pois é importante para ele que coloque os objetos em sua boca para conhecê-los.

 -Tente dar o que a criança quer após ela tentar dizer o que ela quer, mesmo que ainda não seja certo, não aceite somente gestos. Por exemplo: muitas vezes quando a criança quer a mamadeira ela apenas aponta e a mãe já oferece a mamadeira. O ideal seria perguntar o que ela quer, e após uma resposta oral, mesmo que ainda não correta dar a mamadeira a ela.

-Sempre fale corretamente com a criança, muitas vezes a gente acha bonitinho como as crianças falam só que elas falam assim por ainda não conseguirem, e se você continuar falando como ela, ela vai achar que está falando certo e continuará falando assim, crescendo e não aprendendo da maneira correta.

- Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.

- Incentive a criança a desenhar e pintar usando: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos). Assim você estará ajudando no desenvolvimento de habilidades necessárias para que ela aprenda a escrever e ler.

- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.

 - Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início ajude a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.

- Jogos de bola, pois assim sua criança terá uma coordenação motora melhor.

Damiane Finotti e Sandra Barbosa
Coordenadoras do Projeto Infância





domingo, 19 de junho de 2011

Desenvolvimento Infantil de 15 a 24 meses

Com 15 a 18 meses

-Caminha bem sozinho.

-Começa a correr, cambaleante.

-Senta-se sozinho em cadeira infantil.

-Sobe e desce com ajuda, ou só engatinhando.

-Tem mímica muito expressiva.

-Esforça-se para chutar a bola.

-Desenha um traço, vira folhas do livro: 2 ou 3 por vez.

-Gosta de puxar e empurrar brinquedos.

-Constrói uma torre com três cubos.

-Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando objetos

-Compreende ordens e pedidos simples.

-Pode iniciar uso do piniquinho.

-Começa a testar os limites que lhe são impostos.

-Caminha com os pés separados.

-Bebe na caneca sozinha.

-Frases de uma palavra.

-Localiza rapidamente os sons.

-Compreende algumas frases simples.

-Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo visual

                      

Com 18 a 24 meses:

-Corre bem.

-Chuta a bola.

_Atira a bola com a mão.

_Constrói torres de 4 a 7 cubos (sete cubos com 24 meses).

-Alinha cubos.

-Vira páginas de uma a uma.

-Imita traços verticais e circulares.

-Coloca blocos em um tabuleiro.

-Identifica 3 a 5 desenhos.

-Começa a cortar com tesoura.

-É demorado às refeições e ainda brinca com a comida.

-Abre armários, tira objetos das gavetas.

-Acompanha com gestos o que ouve e vê.

-Reconhece-se no espelho.

-Canta (atrapalhado).

Dramatiza situações simples com bonecos.

Tem senso de posse.

-Refere-se a si mesmo pelo nome.

-Veste peça simples.

-Aponta para algumas partes do corpo.

-Compreende perguntas.

-Desce escada engatinhando para trás.

-Sobe escada de pé, sozinha, segurando no corrimão.

-”Corre” desajeitadamente.

-Caminha lateralmente.

Caminha para trás. Chuta uma bola. “Salta” desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos.

-Come com uma colher.

-Arremessa, mais sem direção definida.

-Vira as figuras da maneira correta.

-Balbucia, imitando o tom e ritmo da mãe. Repete sons. Frases de duas palavras

Compreende frases curtas. Localiza sons em outra sala.


Sandra Barbosa e Damiane Finotti
Coordenadoras do Projeto Infância

Desenvolvimento infantil de 10 a 15 meses

Com 10 meses:

-Permanece sentado firme por tempo indeterminado.

-Engatinha.

-Levanta-se sozinho com apoio.

-Começa a soltar os objetos.

-Vocaliza dá-dá, mã-mã, uma ou duas palavras.

-Faz adeus e bate palmas.

-Tende comer sem ajuda, com colher.

-Atende ao seu nome e ao não.

-Faz brincadeiras simples como esconde-esconde.


Com 11 meses:

-Anda com ajuda.

-Pronuncia uma ou outra palavra.

-Compreende o som de algumas palavras.

-Repete palavras.

-Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem soltar.

-Bebe um pouco de água em um copo.


Com 12 a 15 meses:

-Começa a andar sozinho.

-Anda cambaleante.

-Gosta de atividades, de andar.

-Coopera ao vestir.

-Reconhece o nome de pessoas conhecidas.

-Quando se vê no espelho, vocaliza.

-Brinca sozinho e já tem objetos favoritos.

-Repete algumas palavras.

-Fica de pé sozinha. Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, em direção definida. Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.

-Solta facilmente. Come com a colher, mas desperdiça boa quantidade. Preensão palmar cruzada.

-Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).

-Pára de levar as coisas à boca.

-Primeira palavra pronunciada corretamente. Não baba mais.

-Reage ao seu próprio nome.

-Compreende que todas as coisas e todas as pessoas tem nomes.

-Estende as pernas quando esta sendo vestida.

-Emprega a mão dominante com mais frequência.

Damiane Finotti e Sandra Barbosa
coordenadoras Projeto Infância

sábado, 18 de junho de 2011

Desenvolvimento Infantil de 1 a 9 meses

Com 01 mês:

-Levanta o queixo.

-Mantêm as mãos fechadas.

-Olha indefinitivamente.

-Olha o rosto das pessoas que o observam.

-Fixa o olhar na luz.

-Emite sons guturais


Com 02 meses:

-Levanta o tórax.

-Movimenta braços e pernas.

-Olhar acompanha objetos e pessoas em movimento.

-Sorriso social quando recebe atenção.

-Olhar se demora no horizonte.



Com 03 meses:

-Rola da posição de lado para a de costas.
-Olha em todas as direções.
-Não fixa atenção por muito tempo.
-Tenta pegar objetos.
-Sorri.
-Emite sons de vogais.
-Sustenta a cabeça.
Com 04 meses:
-Senta com apoio e mantêm a cabeça firme.
-Mãos abertas.
-Olha imediatamente um objeto que se move.
-Murmura e ri alto.
-Brinca com as mãos e roupas.
-Reconhece a mamadeira.
-Começa a levar objetos à boca.
-Tende a rolar.

Com 05 meses:
-Quando sentado mantêm a cabeça ereta e firme.
-Se sentado, apanha objetos.
-Reconhece as pessoas.
-Pode estranhar estranhos.
-Sorri ao se ver no espelho.
-Emite gritos.
-Preensão precária.
Com 06 meses:
-Permanece sentado com o tronco ereto, se tiver apoio.
-Gosta de balançar objetos.
-Agarra objetos com as mãos.
-Gosta de olhar no espelho.
-Estende os braços para os pais e pessoas que gosta.
-Quando deitado segura os pés e brinca com os dedos levando à boca.

Com 07 meses:
-Senta-se com apoio e permanece ereto por pouco tempo.
-Segura um objeto em cada mão.
Passa objetos de uma mão para outra.
-Sacode chocalho.
-Vocaliza sons e escuta a própria voz.
-Brinca com os pés.
-Aceita alimentos sólidos e estranha pessoas não conhecidas.
Com 08 meses:
- Sentado, permanece ereto, porém inseguro.

- Levanta-se com ajuda.

- Emite sons e parece gostar de ouvir a própria voz.

- Pronuncia sílabas simples.

- Morde e chupa os brinquedos.

- Busca com insistência os brinquedos fora de seu alcance.
Com 09 meses:
- Pode começar a engatinhar.
-Senta-se firme sem apoiar.
-Explora e manipula objetos.
-Vocaliza sílabas repetidas.
-Troca sorrisos, atende ao seu nome e ao não.
-Leva à boca e morde tudo que apanha.
-Mantêm-se em pé apoiado.
-Come bolacha; segura a mamadeira.
 

Sandra Barbosa (Fonoaudióloga) e Damiane Finotti (Psicóloga)
coordenadoras do Projeto Infância