Quem sou eu

Minha foto
Uberlândia, Minas Gerais, Brazil
O Projeto Infância é um espaço destinado ao desenvolvimento infantil subdividindo-se em Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança e Projeto Infância: Brinquedos Educativos. Tem por finalidade trabalhar em busca de uma infância melhor orientada, oferecendo em seu espaço físico propostas que venham contribuir com o desenvolvimento global da criança. O Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança, constituí-se de uma clínica multiprofissional de atendimento infantil. Esta equipe conta com profissionais especializados no atendimento de crianças com deficiências e Transtorno Global do Desenvolvimento. Realiza atendimentos clínicos e pedagógicos, além de trabalhar com projetos (cursos, palestras, grupos de estudos, rodas de conversas) que têm como objetivo promover o desenvolvimento da infância contemporânea. O Projeto Infância: Brinquedos Educativos vêm reforçar a preocupação com o desenvolvimento infantil, com o consumismo e a qualidade dos brinquedos oferecidos às nossas crianças, apresentando recursos lúdicos diferenciados, que além de divertir venham também contribuir com um aprendizado significativo desde a primeira infância.

Seguidores

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cursos de Aprimoramento na área de Humanas



NOVOS CURSOS DE APRIMORAMENTO NA ORTOCURSOS - PARCEIRA DA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL - UBERLÂNDIA - MG

A abordagem de Contos na sala de aula e a formação do leitor crítico e cidadão
Público-alvo: Professores que atuem nos níveis de Ensino Fundamental e Médio
Duração: 20h
Vagas: 10 vagas (mínimo)
Valor: R$280,00 (R$30,00 matrícula e R$250,00 curso)

Gramática da Língua Portuguesa
Público-alvo: Interessados em aperfeiçoar os conhecimentos em Língua Portuguesa, bem como professores
Duração: 60h
Vagas: 10 vagas (mínimo)
Valor: R$ 450,00 (R$30,00 matrícula e R$420,00 curso)

Jogos e Dinâmicas para Treinamento, Desenvolvimento, Motivação e Ensino
Público-alvo: Profissionais de Recursos Humanos, Pedagogos, Coordenadores, Supervisores, Professores e interessados em geral
Duração: 60h
Vagas: 10 vagas (mínimo)
Valor: R$450,00 (R$30,00 matrícula e R$420,00 curso)

Novas Tecnologias e Ferramentas Digitais na Educação
Público-alvo: Professores da Educação Básica e Licenciaturas
Duração: 20h
Vagas: 10 vagas (mínimo)
Valor: R$260,00 (R$30,00 matrícula e R$230,00 curso)

Princípios da Liderança
Público-alvo: Profissionais de diversas áreas interessados em ser líderes mais eficazes e conscientes
Duração: 20h
Vagas: 10 vagas (mínimo)
Valor: R$280,00 (R$30,00 matrícula e R$250,00 curso)

Produção Textual
Público-alvo: Interessados em aprimoramento de produção de textos e revisão
Duração: 60h
Vagas: 10 vagas (mínimo)
Valor: R$450,00 (R$30,00 matrícula e R$420,00 curso)

Relações Interpessoais no Trabalho
Público-alvo: Profissionais de todas as áreas
Duração: 20 horas
Vagas: 10 vagas (mínimo)
Valor: R$280,00 (R$30,00 matrícula e R$250,00 curso)

Gestão de Pessoas
Público-alvo: Gestores, gerentes, administradores e interessados em Recursos Humanos
Duração: 30h
Vagas: 10 vagas (mínimo)
Valor: R$380,00 (R$30,00 matrícula e R$ 350,00 curso)

Cursos de Aprimoramento na área de Humanas
Ortocursos/Universidade Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Rio Branco, 49 - Centro - Uberlândia-MG
Telefones:
(34) 3224-5884/(34) 3214-3188
(34) 3214-3143/(34) 3083-7176
cursosaprimoramentohumanas@yahoo.com.br

maiores informações sobre os cursos você encontra em: http://www.ortocursos.com.br/nossos-cursos/humanas/.

Atividade para Memória Visual de Curto Prazo

Atividade 1: Memória Visual

Separe cartões  coloridos.
Comece utilizando 3 cores e vá aumentando a quantidade gradativamente.
Apresente as cores para a criança em cima de uma mesa ou no chão. 
Coloque uma venda na criança e retire um cartão, retire a venda e peça para que ela diga a cor que está faltando.
Variação 1: embaralhe as cores depois da primeira apresentação e peça para a criança colocar na ordem que foi apresentada.
Variação 2: além das cores pode-se utilizer figuras, blocos lógicos, objetos, números, palavras, símbolos e até frases.


Essa atividade também pode ser realizada em grupos e em sala de aula usando times, pontuações e etc.

Sandra Barbosa
Fonoaudióloga

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Curso de Especialização (Lato Sensu) A Distância: Motricidade Orofacial com Prática Presencial

Pagamento Online da taxa de inscrição neste link 

http://www.webshop.ieaa.com.br/loja/

Vagas: Mínimo: 30 - Máximo: 40
PÚBLICO: GRADUADOS EM FONOAUDIOLOGIA.

Em 25 Parcelas 
Todo dia 07 o valor da mensalidade é de  R$ 390,00

Em 30 Parcelas
Todo dia 07 o valor da mensalidade é de  R$ 338,84

Em 36 Parcelas
Todo dia 07 o valor da mensalidade é de  R$ 296,20



Coordenação:
Profa. Dra. Paula Nunes Toledo
Doutorado em Cirurgia Plástica (Conceito CAPES 3) Universidade de São Paulo Mestrado em Fonoaudiologia Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, ISAVE, Portugal. Professora do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU - Doutorado - 2007 - Usp

Duração do curso: O curso é ministrado em 24 meses, com carga horária total de 500 horas.
A Carga Horária será distribuída da seguinte forma:
- 170 horas de Estudo: O aluno precisará estudar para se preparar para a aula, ou seja, leitura de apostilas, bibliografia, trabalhos solicitados pelo professor.
Serão 07h30min de Estudos Mensais.
- 166 horas de Encontros Virtuais: na sala virtual do IEAA, essa sala é realizada pelo software da internet www.dimdim.com .
Serão 08h00min de Encontros Virtuais Mensais, divididos em 2 (quinzenais)  encontros de 4 horas.
As  Aulas Virtuais: 
Acontecerão às Terças-feiras, quinzenalmenteHorário: das 19:00h às 22:00h (horário de Brasilia)
Cada encontro possui 40 minutos de aula com intervalos de 5 minutos cada.
Precisamos dos intervalos para a gravação, pois cada aula é gravada na hora, para disponibilizar para os alunos que não poderão assistir à aula no dia e servir de estudo para provas e trabalhos.
O curso constará de três vertentes: Teórica, Estudo dirigido e Prática.
As aulas práticas serão realizadas em três modalidades a escolha do aluno com foco em Cuidados Paleativos - em neonatologia, pacientes adultos e traumas de face em centros especializados com acompanhamento de supervisão e discussão clinica.
Programa:
Bases anatomo-fisiologicas de cabeça e pescoço
Aplicabilidade das bases anatomo-fisológicas nas patologias de cabeça e pescoço: adquiridas e congênitas
Avaliação e terapia baseada em evidencias-  Motricidade Orofacial e Audição
Métodos de diagnósticos dos transtornos de cabeça e pescoço: visão fonoaudiológica.
Métodos de diagnósticos dos transtornos de cabeça e pescoço: visão interdisciplinar
Farmacologia aplicada à Fonoaudiologia
Impacto do diagnóstico: atuação interdisciplinar
Qualidade de vida
Metodologia do ensino e pesquisa
Biossegurança
Ética da pesquisa
- 120 horas de Aulas Práticas:
O Aluno da Especialização Ensino a Distância deve ter disponibilidade de vir a sede IEAA São Paulo durante o período de 4 dias (8 horas cada dia= 40 horas aulas) por Semestre para fazer as aulas práticas.
Lembrando sempre que serão 4 semestres, portanto serão realizados 4 encontros presenciais semestrais de 4 dias a cada semestre.

As Aulas Práticas serão presenciais em São Paulo. Não haverá exceções!
Os estágios práticos são realizados nos Ambulatórios dos Hospitais Parceiros.




Patrícia Rosa Freitas
Departamento de cursos
Tels. 011 2221 8524 ramal:213
e-mail  : cursos@ieaa.com.br

terça-feira, 26 de julho de 2011

FORTALEZA TERÁ EVENTO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTÃO EM EDUCAÇÃO


Serão 44 atividades, com palestras de conceituados educadores do Brasil e do exterior. Evento começa na próxima quinta-feira (28/7), no Centro de Convenções do Ceará.

Fortaleza recebe esta semana um dos principais eventos de Educação do País. De 28 a 30 de Julho, será realizado o EDUCADOR FUTURO, composto do 10º Congresso Internacional sobre Formação de Professores e do 1º Seminário de Gestão em Educação. As atividades acontecerão no Centro de Convenções do Ceará - Av. Washington Soares, 1141 - Bairro Edson Queiroz. Durante três dias, 38 palestrantes provindos das melhores Universidades do Brasil e do exterior estarão à frente de 41 atividades, destinadas principalmente a professores, gestores e coordenadores educacionais da rede pública e particular de Ensino. Para mais informações acesse o sitewww.futuroeventos.com.br.

INTERNACIONAIS
Quatro palestrantes internacionais estarão no EDUCADOR FUTURO, em Fortaleza: Mônica Gather Thurler (Suíça), Philippe Perrenoud (Suíça), Almerindo Afonso (Portugal) e Marc Giget (França). Eles irão realizar palestras no 10º Congresso Internacional sobre Formação de Professores e no 1º Seminário de Gestão em Educação.

TECNOLOGIA PRÁTICA E PEDAGÓGICA
Mais de 80% dos brasileiros que já estão conectados na Internet acessam algum tipo de Rede Social. Com isto, uma das discussões de grande interesse entre professores, diretores, coordenadores e demais profissionais envolvidos com a Educação diz respeito às transformações causadas por elas na sociedade e dentro dos processos educativos.
Os inscritos no 10º Congresso Internacional sobre Formação de Professores terão a oportunidade de participar da palestra “Como as Redes Sociais Online impactam a Sociedade e afetam os processos Educativos”, com Martha Gabriel, engenheira, Coordenadora do curso Estratégias de Marketing Digital na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e ganhadora de 11 Prêmios iBest. Ao mesmo tempo, o EDUCADOR FUTURO coloca em exposição produtos e serviços para as instituições de ensino, como lousas digitais, robótica educacional, entre outros.

Veja a programação completa (palestrantes, temas, dias, horários e inscrições) no link:


SERVIÇO:
EDUCADOR FUTURO – FORTALEZA
10º Congresso Internacional sobre Formação de Professores
1º Seminário de Gestão em Educação
Data: 28 a 30 de Julho
Local: Centro de Convenções do Ceará
Endereço: Av. Washington Soares, 1141 - Bairro Edson Queiroz
Informações gerais: http://www.futuroeventos.com.br


Redes Sociais:

#EducadorFuturo

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Baruco Comunicação Estratégica
Fones: (11) 3539-9901/9902 | e-mail: info@baruco.com.br
Ricardo Berlitz (11) 9645.2067 / Aline Aprileo (11) 6986-6278

domingo, 24 de julho de 2011

Você sabe o que é o Atraso de Linguagem?

O atraso de linguagem consiste em um não aparecimento ou atraso na aquisição e desenvolvimento da linguagem em idade não esperada. Como por exemplo, uma criança que não adquiriu a fala aos 2 anos ou uma criança de 3 ou 4 anos que ninguém consegue entender o que ela fala, ou apenas os pais conseguem identificar o que ela fala.
Diversos fatores podem estar relacionados a essa alteração, dentre eles destaca-se: falta de estimulação adequada, infecções de ouvido recorrentes (otites), superproteção dos pais, alterações emocionais, deficiências intelectuais, perdas auditivas congênitas ou pós-natais, dentre outras.
Sempre que o atraso de linguagem é detectado é importante que essa criança seja encaminhada para avaliação o mais precocemente possível, em alguns casos além da avaliação fonoaudiológica é necessária a avaliação psicológica também, para que se obtenha um diagnóstico mais preciso, o que proporcionará intervenção adequada. Muitas vezes acaba-se esperando que essa criança melhore, quantas vezes em consultório escutamos "Ah eu achei melhor esperar ela ficar mais velha porque pensei que melhoraria" ou então "Eu não trouxe antes porque era muito pequena e porque meus pais falaram que eu também demorei para falar" "Falaram para eu esperar um pouco mais".....Isso é um erro grave, pois qualquer tipo de alteração de fala e linguagem quando tratada precocemente melhor é seu prognóstico, além de estudos recentes revelarem que crianças com alterações de fala e/ou linguagem apresentam maiores chances de apresentarem problemas no aprendizado da escrita.

Existem algumas condutas que podem ser tomadas em casa e na escola que auxiliam essas crianças que apresentam dificuldade como também estimula aquelas sem alteração, potencializando suas habilidades comunicativas.
Se a criança não frequenta escola a primeira conduta é matriculá-la o mais rápido possível pois o ambiente escolar é uma excelente fonte de estímulos além de proporcionar o contato diário com crianças da mesma idade.
Contagem de histórias devem sempre estar presentes na vida de qualquer criança, é importante saber escolher o livro correto, por exemplo para crianças de 2 a 3 anos de preferência aqueles menores, com poucas falas, frases curtas e muitas imagens. E à medida que a idade cronológica vai aumentando o tamanho das frases também deve aumentar. Solicite que a criança conte a história do jeito dela, explore as imagens, as cores, os personagens, nomeie tudo e aos poucos e com ajuda ela irá aprender a contar histórias. O uso de fantoches, dedoches, personagens e aventais de histórias são excelentes recursos para o desenvolvimento da linguagem (contagem de história, diálogos...etc) além dos livros.
Aproveite o dia a dia para estimular a linguagem, por exemplo o banho, as compras no supermercado, o passeio ao shopping , nomeie sempre tudo e explore ao máximo o ambiente e com isso ganhe mais tempo com a criança. Nunca tente adivinhar nada, sempre solicite que a criança fale antes de oferecer algo ou entregar algo, mesmo falando errado já é uma estimulação e faz a mesma perceber a importância de sua fala em todas as situações, seja na brincadeira ou para beber água.
O desenvolvimento infantil é muito rápido e quando o atraso de linguagem não está associado a alterações mais graves a maioria das crianças apresenta melhora no seu desempenho em um tempo relativamente rápido.

Sandra Barbosa
Mestre em Fonoaudiologia

terça-feira, 19 de julho de 2011

EDUCANDO CRIANÇAS Parte 4


É de fundamental importância que os pais tirem pelo menos 20 minutos de seu dia, ou um período maior no final de semana para brincar, escutar seu filho. Você pode escolher o momento em que estiver fazendo algo que te agrade mais, como jogar uma bola, ou assistir um desenho.



É de fundamental importância que criança conviva com outras crianças o máximo possível.  Criança precisa aprender a ser criança, e não a ser gente grande. É necessário compreender o mundo infantil e não tratar seu filho como um adulto em miniatura.


Deixar seu filho sem fazer algo que goste com a intenção de castigá-lo, não é a maneira ideal . Desta forma, aprenderá a fazer a sua obrigação em troca de alguma outra coisa ( estudar para poder jogar vídeo-game). O sentido do castigo se perde, e ela aprende a obedecer somente em troca de algo. Castigo prometido deve ser cumprido à risca. Portanto, NUNCA diga que colocará a criança de castigo se continuar fazendo algo errado, se não estiver realmente com a intenção de colocá-la. Ameaçar e não cumprir faz com que suas palavras percam a credibilidade.

EDUCANDO CRIANÇAS Parte 3


Violência leva a violência. Na hora de educar a melhor opção é sempre conversar muito com a criança e quantas vezes forem necessárias. Se precisar colocar de castigo, os pais devem explicar de forma que a criança compreenda o motivo pelo qual está ficando de castigo e o que deve aprender com isto.  As palmadas não são bem vindas, mas caso aconteça, seu motivo também deve ser bem esclarecido para evitar que a criança apenas se magoe com os “tapas” e esqueça o motivo pelo qual apanhou. Ameaçar bater e não cumprir, faz com que a criança aprenda que nem tudo o que você diz, você cumpre, sendo assim, não necessariamente ela vai mesmo apanhar se continuar teimando.
                    PROMETEU, TEM QUE CUMPRIR SEMPRE!


É preciso explicar antes de sair de casa a dinâmica que será feita. Para ir ao shopping, supermecado ou outros lugares onde já se sabe que a criança costuma dar birra, é necessário combinar antes o que será feito no local. Se irão ou não comprar brinquedos no shopping, se poderão, ou não ir ao playground neste passeio; quantas coisas a criança irá poder levar para casa, ou quanto tempo irão ficar no clube.



Crianças não devem assistir a programas com conteúdos violentos ou sexuais, como novelas das 20 horas e jornais.

EDUCANDO CRIANÇAS Parte 2

O ideal é que a criança adormeça sozinha; os pais não devem permanecer no quarto dos filhos até dormirem. Também é essencial que durmam em seu próprio quarto. Devem ter um horário fixo para ir à cama.  Crianças de 6 a 8 anos devem ter 11 horas de sono por noite. De 9 a 11 anos devem ter 10 horas e de 12 anos ou mais 9 horas de sono. Procure incentivar seu filho a fazer atividades tranqüilas como ler, escrever em diário, escutar uma estória. Nada de televisão ou brincadeiras agitadas.
Sempre que precisar chamar atenção, dar uma bronca, ou alguma instrução, abaixe e fique “cara- a cara” com a criança. Vá até a criança quando precisar falar com ela. Não adianta gritar quando estiver longe. Ela somente irá parar de fazer o que estiver fazendo se você pessoalmente intervir em sua atividade.





O ideal para o castigo é que a coloque em algum lugar onde não possa realizar atividades e mostre em um relógio o tempo que ficará de castigo. Quanto menor a criança menor o tempo.




 A criança precisa aprender a guardar seus brinquedos. Avise antes de espalhar que assim que acabar a brincadeira ela terá que guardá-los. Se for uma criança pequena você pode ajudá-la nesta tarefa. Jamais peça para o irmão mais velho juntar a bagunça do mais novo. 

domingo, 17 de julho de 2011

EDUCANDO CRIANÇAS Parte 1

Toda criança deve seguir uma rotina. Ter horários para se alimentar, brincar, fazer tarefas, fazer esportes, usar o computador, TV , vídeo- game, etc.



A criança precisa ter um horário estabelecido para usar o computador. Não pode passar todo o seu tempo livre em frente ao computador ou à televisão. Criança também PRECISA brincar longe dos eletrônicos.





A alimentação também deve ter seus horários pré-estabelecidos. A criança não deve passar o dia comendo sempre que desejar.
Para as crianças pequenas que demonstram –se sem apetite, tente enfeitar o prato de forma lúdica, ou contar estorinhas, tornando o momento 
   da refeição prazeroso.



Na hora das tarefas de casa, o ideal é que os pais apenas ajudem as crianças com as suas dúvidas, não sendo necessário que fiquem o tempo todo sentado ao seu lado enquanto realizam suas atividades escolares.



Para educar não é necessário intimidar, passar medo ou ser autoritário com a criança.  Deixá-la com medo não significa respeito. Para ganhar o respeito de seu filho, converse muito e sempre se abaixe para orientá-lo.