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O Projeto Infância é um espaço destinado ao desenvolvimento infantil subdividindo-se em Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança e Projeto Infância: Brinquedos Educativos. Tem por finalidade trabalhar em busca de uma infância melhor orientada, oferecendo em seu espaço físico propostas que venham contribuir com o desenvolvimento global da criança. O Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança, constituí-se de uma clínica multiprofissional de atendimento infantil. Esta equipe conta com profissionais especializados no atendimento de crianças com deficiências e Transtorno Global do Desenvolvimento. Realiza atendimentos clínicos e pedagógicos, além de trabalhar com projetos (cursos, palestras, grupos de estudos, rodas de conversas) que têm como objetivo promover o desenvolvimento da infância contemporânea. O Projeto Infância: Brinquedos Educativos vêm reforçar a preocupação com o desenvolvimento infantil, com o consumismo e a qualidade dos brinquedos oferecidos às nossas crianças, apresentando recursos lúdicos diferenciados, que além de divertir venham também contribuir com um aprendizado significativo desde a primeira infância.

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segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Neuropsicopedagogia

1) O QUE É A NEUROPSICOPEDAGOGIA?
A Neuropsicopedagogia é uma área de conhecimento e pesquisa na atuação interdisciplinar, voltada para os processos de ensino-aprendizagem, que integra avaliação e a intervenção em situações que envolvam esses processos no plano individual ou coletivo. Ela ainda é considerada uma práxis (prática fundamentada em referenciais teóricos) e não uma ciência. Entende-se como:

“Área de estudo das neurociências na qual objetiva a análise dos processos cognitivos, potencialidades pessoais e perfil sócio – econômico, a fim de construir indicadores formais para a intervenção clínica frente aos educandos padrões com baixo desempenho e que apresentam disfunções neurais devido a lesão neurológica de origem genética, congênita ou adquirida.”

ROTTA Apud COSENZA:2010 

2) O QUE DIFERENCIA A NEUROPSICOPEDAGOGIA DA PSICOPEDAGOGIA?

A Neuropsicodepagogia:

Sua análise está inserida no contexto em que se desenvolve o processo de aprendizagem; a leitura dos problemas que emergem da e na interação social voltada para o sujeito que aprende; busca compreender os fatores que intervêm nos problemas, discriminando o particular e o geral, o específico e o universal, na busca de alternativas de ação para uma mudança significativa nas posturas frente ao ensinar e ao aprender, pautada em uma essência específica e diferenciada da psicopedagogia. 

A Psicodepagogia:

Área de estudo da neuropsicologia que avalia,diagnostica, estuda e intervenciona frente a aprendizagem humana e suas intercorrências considerando a compreensão do sujeito enquanto aprendiz, dotado de complexidades, peculiaridades e inseguranças, sendo obrigado a tomar decisões avaliativas além ou aquém de sua realidade cognitiva.
RUBINSTEIN Apud SCOZ:2007

3) ONDE ATUARÁ O NEUROPSICOPEDAGOGO?

O profissional poderá desempenhar funções como:

• Modalizar patogênia frente aos T.A.S;

• Reorganizar fases neurais frente aos T.A.S, refazendo engramas equivocados devido a lesão neurológica;

• Identificar panorama cognitivo pós lesão a fim de adequar o currículo;

• Promover adequação emocional do educando com síndromes neurológicas / condições neuropsiquiátricas ao contexto de grupo.

• Assessoramento técnico frente a instituições voltadas ao trabalho de Educação Especial Inclusiva, Atendimento Clínico ou, em mais recente proposta, no apoio ao trabalho com a Saúde Mental.

O especialista em Neuropsicopedagogia terá as seguintes competências:

• Atuação frente ao desenvolvimento cognitivo humano e profilaxia frente os T.A.S;

• Elaborar publicações científicas frente as técnicas de reabilitação / prognóstico em periódicos da área ou afins;

* Postura Interdisciplinar,dinamismo e ética;

• Visão sistêmica dos processos;

• Polivalência teórica mantendo a especificidade em sua área de atuação;

• Elaborar pareceres técnicos,laudos e outras comunicações profissionais;


• Produção de saberes a partir de capacitações e reflexões frente a sua práxis;


Fernanda Nascimento
Neuropsicopedagoga do Projeto Infância

projeto.infancia@hotmail.com

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