Procure construir conversas estimulantes sobre os mais variados temas. Responda e formule perguntas que aumentem a capacidade de reflexão sobre acontecimentos e experiências. Se, por exemplo, a família for fazer um passeio ou viagem, converse antes sobre o lugar e depois também pergunte a opinião da criança.
Leia histórias curtas, cante músicas e converse sempre com a criança sobre sua rotina, dando atenção às perguntas e respondendo-as sempre de forma que a criança entenda o que está sendo falado.
Nesta fase, a criança começa a se interessar pela escrita. Incentive isto, lhe entregando folhas em branco e lápis para que ela possa desenvolver esta habilidade.
Faça com que a criança perceba a localização dos objetos, conversando com ela enfatizando os conceitos de dentro, fora, atrás, na frente... isso pode ser feito no dia a dia, pedindo que a criança pegue o prato que está dentro do armário ou solicitar que a criança pegue a vassoura que está atrás da porta.
Procure conversar com a criança sobre o que ela irá fazer de manhã, à tarde, à noite, o que ela fez ontem ou o que ela fará amanhã para que ela adquira estes conceitos.
Sandra Barbosa e Damiane Finotti
Coordenadoras do Projeto Infância
Nenhum comentário:
Postar um comentário