Quem sou eu

Minha foto
Uberlândia, Minas Gerais, Brazil
O Projeto Infância é um espaço destinado ao desenvolvimento infantil subdividindo-se em Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança e Projeto Infância: Brinquedos Educativos. Tem por finalidade trabalhar em busca de uma infância melhor orientada, oferecendo em seu espaço físico propostas que venham contribuir com o desenvolvimento global da criança. O Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança, constituí-se de uma clínica multiprofissional de atendimento infantil. Esta equipe conta com profissionais especializados no atendimento de crianças com deficiências e Transtorno Global do Desenvolvimento. Realiza atendimentos clínicos e pedagógicos, além de trabalhar com projetos (cursos, palestras, grupos de estudos, rodas de conversas) que têm como objetivo promover o desenvolvimento da infância contemporânea. O Projeto Infância: Brinquedos Educativos vêm reforçar a preocupação com o desenvolvimento infantil, com o consumismo e a qualidade dos brinquedos oferecidos às nossas crianças, apresentando recursos lúdicos diferenciados, que além de divertir venham também contribuir com um aprendizado significativo desde a primeira infância.

Seguidores

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Estimulação da crianças de 4 a 5 anos

Procure construir conversas estimulantes sobre os mais variados temas. Responda e formule perguntas que aumentem a capacidade de reflexão sobre acontecimentos e experiências. Se, por exemplo, a família for fazer um passeio ou viagem, converse antes sobre o lugar e depois também pergunte a opinião da criança.

Leia histórias curtas, cante músicas e converse sempre com a criança sobre sua rotina, dando atenção às perguntas e respondendo-as sempre de forma que a criança entenda o que está sendo falado.

Nesta fase, a criança começa a se interessar pela escrita. Incentive isto, lhe entregando folhas em branco e lápis para que ela possa desenvolver esta habilidade.

Faça com que a criança perceba a localização dos objetos, conversando com ela enfatizando os conceitos de dentro, fora, atrás, na frente... isso pode ser feito no dia a dia, pedindo que a criança pegue o prato que está dentro do armário ou solicitar que a criança pegue a vassoura que está atrás da porta.

Procure conversar com a criança sobre o que ela irá fazer de manhã, à tarde, à noite, o que ela fez ontem ou o que ela fará amanhã para que ela adquira estes conceitos.

Sandra Barbosa e Damiane Finotti
Coordenadoras do Projeto Infância

Nenhum comentário:

Postar um comentário