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O Projeto Infância é um espaço destinado ao desenvolvimento infantil subdividindo-se em Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança e Projeto Infância: Brinquedos Educativos. Tem por finalidade trabalhar em busca de uma infância melhor orientada, oferecendo em seu espaço físico propostas que venham contribuir com o desenvolvimento global da criança. O Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança, constituí-se de uma clínica multiprofissional de atendimento infantil. Esta equipe conta com profissionais especializados no atendimento de crianças com deficiências e Transtorno Global do Desenvolvimento. Realiza atendimentos clínicos e pedagógicos, além de trabalhar com projetos (cursos, palestras, grupos de estudos, rodas de conversas) que têm como objetivo promover o desenvolvimento da infância contemporânea. O Projeto Infância: Brinquedos Educativos vêm reforçar a preocupação com o desenvolvimento infantil, com o consumismo e a qualidade dos brinquedos oferecidos às nossas crianças, apresentando recursos lúdicos diferenciados, que além de divertir venham também contribuir com um aprendizado significativo desde a primeira infância.

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domingo, 24 de julho de 2011

Você sabe o que é o Atraso de Linguagem?

O atraso de linguagem consiste em um não aparecimento ou atraso na aquisição e desenvolvimento da linguagem em idade não esperada. Como por exemplo, uma criança que não adquiriu a fala aos 2 anos ou uma criança de 3 ou 4 anos que ninguém consegue entender o que ela fala, ou apenas os pais conseguem identificar o que ela fala.
Diversos fatores podem estar relacionados a essa alteração, dentre eles destaca-se: falta de estimulação adequada, infecções de ouvido recorrentes (otites), superproteção dos pais, alterações emocionais, deficiências intelectuais, perdas auditivas congênitas ou pós-natais, dentre outras.
Sempre que o atraso de linguagem é detectado é importante que essa criança seja encaminhada para avaliação o mais precocemente possível, em alguns casos além da avaliação fonoaudiológica é necessária a avaliação psicológica também, para que se obtenha um diagnóstico mais preciso, o que proporcionará intervenção adequada. Muitas vezes acaba-se esperando que essa criança melhore, quantas vezes em consultório escutamos "Ah eu achei melhor esperar ela ficar mais velha porque pensei que melhoraria" ou então "Eu não trouxe antes porque era muito pequena e porque meus pais falaram que eu também demorei para falar" "Falaram para eu esperar um pouco mais".....Isso é um erro grave, pois qualquer tipo de alteração de fala e linguagem quando tratada precocemente melhor é seu prognóstico, além de estudos recentes revelarem que crianças com alterações de fala e/ou linguagem apresentam maiores chances de apresentarem problemas no aprendizado da escrita.

Existem algumas condutas que podem ser tomadas em casa e na escola que auxiliam essas crianças que apresentam dificuldade como também estimula aquelas sem alteração, potencializando suas habilidades comunicativas.
Se a criança não frequenta escola a primeira conduta é matriculá-la o mais rápido possível pois o ambiente escolar é uma excelente fonte de estímulos além de proporcionar o contato diário com crianças da mesma idade.
Contagem de histórias devem sempre estar presentes na vida de qualquer criança, é importante saber escolher o livro correto, por exemplo para crianças de 2 a 3 anos de preferência aqueles menores, com poucas falas, frases curtas e muitas imagens. E à medida que a idade cronológica vai aumentando o tamanho das frases também deve aumentar. Solicite que a criança conte a história do jeito dela, explore as imagens, as cores, os personagens, nomeie tudo e aos poucos e com ajuda ela irá aprender a contar histórias. O uso de fantoches, dedoches, personagens e aventais de histórias são excelentes recursos para o desenvolvimento da linguagem (contagem de história, diálogos...etc) além dos livros.
Aproveite o dia a dia para estimular a linguagem, por exemplo o banho, as compras no supermercado, o passeio ao shopping , nomeie sempre tudo e explore ao máximo o ambiente e com isso ganhe mais tempo com a criança. Nunca tente adivinhar nada, sempre solicite que a criança fale antes de oferecer algo ou entregar algo, mesmo falando errado já é uma estimulação e faz a mesma perceber a importância de sua fala em todas as situações, seja na brincadeira ou para beber água.
O desenvolvimento infantil é muito rápido e quando o atraso de linguagem não está associado a alterações mais graves a maioria das crianças apresenta melhora no seu desempenho em um tempo relativamente rápido.

Sandra Barbosa
Mestre em Fonoaudiologia

Um comentário:

  1. Ótimo artigo!! Tbém sou psicopedagoga e estes assuntos são sempre muito interessantes!!

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