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O Projeto Infância é um espaço destinado ao desenvolvimento infantil subdividindo-se em Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança e Projeto Infância: Brinquedos Educativos. Tem por finalidade trabalhar em busca de uma infância melhor orientada, oferecendo em seu espaço físico propostas que venham contribuir com o desenvolvimento global da criança. O Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança, constituí-se de uma clínica multiprofissional de atendimento infantil. Esta equipe conta com profissionais especializados no atendimento de crianças com deficiências e Transtorno Global do Desenvolvimento. Realiza atendimentos clínicos e pedagógicos, além de trabalhar com projetos (cursos, palestras, grupos de estudos, rodas de conversas) que têm como objetivo promover o desenvolvimento da infância contemporânea. O Projeto Infância: Brinquedos Educativos vêm reforçar a preocupação com o desenvolvimento infantil, com o consumismo e a qualidade dos brinquedos oferecidos às nossas crianças, apresentando recursos lúdicos diferenciados, que além de divertir venham também contribuir com um aprendizado significativo desde a primeira infância.

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segunda-feira, 4 de julho de 2011

Desenvolvimento da linguagem oral

0 a 3 meses: Sua emissão sonora é muito rica: murmúrios, pequenos sons guturais (vocalizações reflexas), gritos; vocalização; balbucio; assusta-se com sons fortes, mas já reconhece e se acalma com a voz da mãe.
3 a 6 meses: Imita sons espontâneos e balbucia; produz sons de forma variada (aaa, eee, hum); vira a cabeça para o lado em que ouviu um som, chegando a interromper a atividade para ouvir um som.
6 a 9 meses: Tenta expressar suas necessidades através de gestos e/ou vocalizações diferentes de choro. Entende gestos do tipo “vem cá”, “não”. Inicia o balbucio (dadada, bababa, mamama). Já localiza sons diretamente para os lados e se interessa por brinquedos que produzem ruído.
9 meses a 1 ano: Balbucia e presta atenção à fala das pessoas, além de entender expressões familiares como: não, tchau, dá.
1 ano e meio (18 meses): Linguagem telegráfica emprega alguns verbos. Seu vocabulário é de cerca de 20 a 100 palavras. Começa a juntar palavra sem frases simples: "qué naná”, "qué papá"; Compreende ordens familiares: não mexa, dá pra mim, não pode.

2 anos: Forma frases com 3 palavras, emprega substantivos e verbos. Nomeia figuras. Usa os pronomes “eu” e” você”. Seu vocabulário é de cerca de 200 a 300 palavras. Compreende ordens faladas.
 
3 anos: Produz todos os sons da fala, podendo omitir os grupos consonantais. Vocabulário de cerca de 900 palavras. Nesta época pode ocorrer uma alteração de ritmo de fala, muitas vezes confundido com gagueira.

4 anos: Usa frases de 5 palavras. Fala todos os sons da língua.

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