-Começa a correr, cambaleante.
-Senta-se sozinho em cadeira infantil.
-Sobe e desce com ajuda, ou só engatinhando.
-Tem mímica muito expressiva.
-Esforça-se para chutar a bola.
-Desenha um traço, vira folhas do livro: 2 ou 3 por vez.
-Gosta de puxar e empurrar brinquedos.
-Constrói uma torre com três cubos.
-Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando objetos
-Compreende ordens e pedidos simples.
-Pode iniciar uso do piniquinho.
-Começa a testar os limites que lhe são impostos.
-Caminha com os pés separados.
-Bebe na caneca sozinha.
-Frases de uma palavra.
-Localiza rapidamente os sons.
-Compreende algumas frases simples.
-Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo visual
Com 18 a 24 meses:
-Corre bem.
-Chuta a bola.
_Atira a bola com a mão.
_Constrói torres de 4 a 7 cubos (sete cubos com 24 meses).
-Alinha cubos.
-Vira páginas de uma a uma.
-Imita traços verticais e circulares.
-Coloca blocos em um tabuleiro.
-Identifica 3 a 5 desenhos.
-Começa a cortar com tesoura.
-É demorado às refeições e ainda brinca com a comida.
-Abre armários, tira objetos das gavetas.
-Acompanha com gestos o que ouve e vê.
-Reconhece-se no espelho.
-Canta (atrapalhado).
Dramatiza situações simples com bonecos.
Tem senso de posse.
-Refere-se a si mesmo pelo nome.
-Veste peça simples.
-Aponta para algumas partes do corpo.
-Compreende perguntas.
-Desce escada engatinhando para trás.
-Sobe escada de pé, sozinha, segurando no corrimão.
-”Corre” desajeitadamente.
-Caminha lateralmente.
Caminha para trás. Chuta uma bola. “Salta” desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos.
-Come com uma colher.
-Arremessa, mais sem direção definida.
-Vira as figuras da maneira correta.
-Balbucia, imitando o tom e ritmo da mãe. Repete sons. Frases de duas palavras
Compreende frases curtas. Localiza sons em outra sala.
Sandra Barbosa e Damiane Finotti
Coordenadoras do Projeto Infância
Nenhum comentário:
Postar um comentário