-Acariciar e conversar com o bebê sempre que possível.
-Oferecer objetos coloridos e deixar a criança brincar e explorá-lo com as mãos e boca.
-Na hora do banho converse com o bebê, nomeando as partes do corpo, bem como os objetos que estão sendo utilizados.
-Incentive qualquer movimento do bebê, desde arrastar, engatinhar, até o momento de ajudá-lo a andar.
-Na hora das brincadeiras, sempre fale com o bebê e não deixe de usar expressões faciais.
-Utilizar músicas no dia-a-dia e incentivar o canto.
-Sempre incentive a fala da criança, esperando que ela tente falar o que quer antes de oferecer os objetos.
-Imposição de limites, dizendo não, toda vez que julgar necessário. Não aceitando choro ou birra.
-Conte histórias para criança, desde o nascimento e quando ela estiver mais velha mostre as figuras do livro para ela enquanto estiver contando a história.
-Deixe sempre os objetos limpos antes de oferecê-los ao bebê, pois é importante para ele que coloque os objetos em sua boca para conhecê-los.
-Tente dar o que a criança quer após ela tentar dizer o que ela quer, mesmo que ainda não seja certo, não aceite somente gestos. Por exemplo: muitas vezes quando a criança quer a mamadeira ela apenas aponta e a mãe já oferece a mamadeira. O ideal seria perguntar o que ela quer, e após uma resposta oral, mesmo que ainda não correta dar a mamadeira a ela.
-Sempre fale corretamente com a criança, muitas vezes a gente acha bonitinho como as crianças falam só que elas falam assim por ainda não conseguirem, e se você continuar falando como ela, ela vai achar que está falando certo e continuará falando assim, crescendo e não aprendendo da maneira correta.
- Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.
- Incentive a criança a desenhar e pintar usando: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos). Assim você estará ajudando no desenvolvimento de habilidades necessárias para que ela aprenda a escrever e ler.
- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
- Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início ajude a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
- Jogos de bola, pois assim sua criança terá uma coordenação motora melhor.
Damiane Finotti e Sandra Barbosa
Coordenadoras do Projeto Infância
Nenhum comentário:
Postar um comentário