Tudo deve ser mostrado, cheirado, sonorizado, provado e tocado para que a criança aprenda as coisas do mundo, estimulando assim suas percepções.
Cantar músicas infantis, brincar com trava-línguas e ler poesias ajudam a criança a perceber os sons da língua brincando, facilitando a fala e, mais tarde, o aprendizado da leitura.
Desenvolva na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas, por meio de músicas, jogos com bola pronunciando o nome das pessoas que estão segurando a bola.
Incentive o aumento do vocabulário da criança, permitindo que ela fale em todas as atividades possíveis e sempre falando palavras novas quando elas aparecerem numa situação. Por exemplo, quando a criança for em um lugar novo, converse com ela como é este lugar, o que será feito lá,...
“Devolva sempre as palavras ditas pelo seu filho de maneira correta e em forma de frases:
Ex.: A criança pedindo água:
- /ága/
- Você está com sede ? Você quer água ?
-Imite os sons do ambiente e da vida diária;
Ex.: - Au au (cachorro);
- Miau (gato);
- Trrrim (telefone);
- Toc-toc (batida de porta)
Damiane Finotti e Sandra Barbosa
Coordenadoras do Projeto Infância
Nenhum comentário:
Postar um comentário