-Engatinha.
-Levanta-se sozinho com apoio.
-Começa a soltar os objetos.
-Vocaliza dá-dá, mã-mã, uma ou duas palavras.
-Faz adeus e bate palmas.
-Tende comer sem ajuda, com colher.
-Atende ao seu nome e ao não.
-Faz brincadeiras simples como esconde-esconde.
Com 11 meses:
-Anda com ajuda.
-Pronuncia uma ou outra palavra.
-Repete palavras.
-Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem soltar.
-Bebe um pouco de água em um copo.
Com 12 a 15 meses:
-Começa a andar sozinho.
-Anda cambaleante.
-Gosta de atividades, de andar.
-Coopera ao vestir.
-Reconhece o nome de pessoas conhecidas.
-Quando se vê no espelho, vocaliza.
-Brinca sozinho e já tem objetos favoritos.
-Repete algumas palavras.
-Fica de pé sozinha. Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, em direção definida. Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.
-Solta facilmente. Come com a colher, mas desperdiça boa quantidade. Preensão palmar cruzada.
-Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm ).
-Pára de levar as coisas à boca.
-Primeira palavra pronunciada corretamente. Não baba mais.
-Reage ao seu próprio nome.
-Compreende que todas as coisas e todas as pessoas tem nomes.
-Estende as pernas quando esta sendo vestida.
-Emprega a mão dominante com mais frequência.
Damiane Finotti e Sandra Barbosa
coordenadoras Projeto Infância
Nenhum comentário:
Postar um comentário