Quem sou eu

Minha foto
Uberlândia, Minas Gerais, Brazil
O Projeto Infância é um espaço destinado ao desenvolvimento infantil subdividindo-se em Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança e Projeto Infância: Brinquedos Educativos. Tem por finalidade trabalhar em busca de uma infância melhor orientada, oferecendo em seu espaço físico propostas que venham contribuir com o desenvolvimento global da criança. O Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança, constituí-se de uma clínica multiprofissional de atendimento infantil. Esta equipe conta com profissionais especializados no atendimento de crianças com deficiências e Transtorno Global do Desenvolvimento. Realiza atendimentos clínicos e pedagógicos, além de trabalhar com projetos (cursos, palestras, grupos de estudos, rodas de conversas) que têm como objetivo promover o desenvolvimento da infância contemporânea. O Projeto Infância: Brinquedos Educativos vêm reforçar a preocupação com o desenvolvimento infantil, com o consumismo e a qualidade dos brinquedos oferecidos às nossas crianças, apresentando recursos lúdicos diferenciados, que além de divertir venham também contribuir com um aprendizado significativo desde a primeira infância.

Seguidores

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

As Histórias infantis no processo de ensino/aprendizagem

Autor: Mariela Costa

goretti.JPG

As histórias infantis oportuna na Educação infantil um crescimento enriquecedor na formação do sujeito com valores, identidade, capaz de socializar-se, leitor por prazer e com um nível intelectual desejável. Atentando para essa perspectiva é que essa pesquisa começou a aflorar. Ela desencadeou-se a partir da minha prática pedagógica no estágio, onde pude observar que, na Instituição em que estagiei há todo um trabalho voltado para as estórias infantis os quais priorizam o desenvolvimento da criança em vários aspectos. É por meio desse conhecimento que me inquieto e trago a está pesquisa o tema "As histórias infantis, no processo de ensino/aprendizagem" dando enfoque as crianças da Creche-Escola Frei Manuel, em Santo Antonio de Jesus-Bahia.

É válido salientar que, está pesquisa é de suma importância para os colegas "professores" que atuam na Educação Infantil, pois a mesma dará uma grande contribuição, para que estes possam re-elaborar a prática pedagógica inserindo em seus planejamentos as estórias infantis ou até mesmo aprimorar o uso das mesmas, buscando contextualizá-las a partir da realidade de suas crianças. Priorizando assim, um aprendizado não restrito, mas do "todo" que os rodeia.

E dessa forma esses profissionais estarão contribuindo na formação cidadã e entre outros aspectos que compõe o ser humano. O principal objetivo deste trabalho é analisar em que medida as histórias infantis favorecem o desenvolvimento psíquico-social das crianças, tendo como objetivos específicos: verificar como as estórias infantis promovem na criança o desenvolvimento cognitivo; avaliar qual a receptividade das crianças, em relação às estórias infantis na Educação Infantil e identificar de que forma, as histórias infantis, favorecem na formação do sujeito com: valores, caráter, identidade, autonomia. Dessa forma questiona-se: Em que medida as histórias infantis favorece o desenvolvimento psíquico-social das crianças? Com a finalidade de constatar que a literatura infantil não é um passa tempo, um faz dormir, mas sim, um instrumento educativo e valoroso. Que, não pode perder seu vigor na sociedade atual, devido as suas contribuições educacionais, isso quando usadas de forma planejada.

Assim, esta pesquisa é sem sombra de dúvidas uma retomada eficaz, da importância de se utilizar histórias infantis como um dos meios educacionais que levam o aluno/aprendiz a se encontrar como pessoa no mundo. E, por meio das histórias as crianças não vão se iludindo, mas, se conhecendo e aprendendo a tomar gosto pela leitura, pelo mundo encantado das histórias e principalmente pela essência da história, com esse arsenal é possível refletir, agir e valorizar a diversidade de contextos intrínsecos nas narrativas.

images?q=tbn:ANd9GcS5O8eXAjPeUv21OC-X_LnAnalisa-se, portanto que, as histórias, as quais fazem parte da Literatura Infantil, é sem sombra de dúvidas propiciadora da aprendizagem. Revela no cotidiano do aprendiz a sua forma encantadora de desenvolver o intelecto, à medida que são trabalhadas. Mesmo, que alguns teóricos atestem que as estórias infantis devem ser somente fontes de diversão e prazer do imaginário infantil. Acredito que, isso só, seria uma mera finalidade, e confirmo que é preciso se contar estórias para os alunos principalmente de Educação Infantil, tendo como intuito transmitir algo. Fazer do faz-de-conta contido nessas narrativas uma ponte que ajuda a criança a crescer. Enquanto, ser humano, com valores, sabendo diferenciar a realidade da fantasia, consciente, critico, interativo, leitor por prazer. Há quem diga que trazer estórias para a sala de aula como instrumento didático-pedagógico e não como recreação, não faz do aluno um amante da leitura. Claro que, se o conto da estória reproduz na criança uma espécie de massificação de uma atividade pedagógica é evidente que ninguém suportaria. Porém, se esse conto for planejado, preparado, motivado no objetivo de que a criança aprenda de maneira lúdica e construa aos poucos seu próprio conhecimento e atitudes de forma espontânea e, não imposta. Pois, no processo de aprendizagem o professor pode explorar o recurso de conta histórias como instrumento de compreensão da realidade vivida e imaginada. Além de incentivar a criatividade do aluno. Contar histórias é uma maneira de incentivar o hábito da leitura entre os estudantes, sejam eles de qualquer idade.

A partir desse trabalho, a criança voluntariamente começa a se reconhecer e deixa aflorar sua identidade e caráter. E aliado vem a constituição de sua autonomia. Isso, é oportunizado por meio dos valores que por sua vez, contribuem na formação individual e social do sujeito. Verifica-se aqui, que é possível usar histórias infantis para influenciar o processo de ensino/aprendizagem. Acoplando assim, a esse processo um leque variado de possibilidades para priorizar o aprendizado da fantasia para a realidade. E, as histórias é isso, uma magia que encanta por sua fantasia. E, mesmo assim não distancia o ser da realidade e, sim o fascina.

/educacao-infantil-artigos/as-historias-infantis-no-processo-de-ensinoaprendizagem-5034918.html

Perfil do Autor

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Educacionais-BA (2009). Pós-graduação: Psicopedagogia Intitucional, Clínica e Hospitalar pela Fundação Visconde de Cairu. Atualmente é secretária - Assoc. Mª Ernestina Larrainzar-AMAEL/Creche-Escola Frei Manuel em St° Ant° de Jesus-BA e professora da Faculdade Zacarias de Góes - Valença-BA. Tem experiência tem experiência e aderência com as disciplinas: Alfabetização e Letramento, Gestão Escolar, Planejamento e Avaliação, Psicologia do desenvolvimento, Currículo e Literatura Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário