Quem sou eu

Minha foto
Uberlândia, Minas Gerais, Brazil
O Projeto Infância é um espaço destinado ao desenvolvimento infantil subdividindo-se em Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança e Projeto Infância: Brinquedos Educativos. Tem por finalidade trabalhar em busca de uma infância melhor orientada, oferecendo em seu espaço físico propostas que venham contribuir com o desenvolvimento global da criança. O Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança, constituí-se de uma clínica multiprofissional de atendimento infantil. Esta equipe conta com profissionais especializados no atendimento de crianças com deficiências e Transtorno Global do Desenvolvimento. Realiza atendimentos clínicos e pedagógicos, além de trabalhar com projetos (cursos, palestras, grupos de estudos, rodas de conversas) que têm como objetivo promover o desenvolvimento da infância contemporânea. O Projeto Infância: Brinquedos Educativos vêm reforçar a preocupação com o desenvolvimento infantil, com o consumismo e a qualidade dos brinquedos oferecidos às nossas crianças, apresentando recursos lúdicos diferenciados, que além de divertir venham também contribuir com um aprendizado significativo desde a primeira infância.

Seguidores

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Bruxismo em crianças

Autor: Doutora Carmem Silvia

As crianças possuem algumas características comuns, por causa das condições em que nós adultos vivemos.

O que vem a seguir, é o que mais encontro como descrição do perfil das crianças, pelas próprias mães (copiei de uma ficha atendida ontem).

"Meu filho é muito ansioso e agitado, de personalidade forte, não gosta de ser contrariado e obrigado a nada que não queira fazer, muito competitivo e não sabe lidar bem com as frustrações."

Quando os pais buscam solução para um problema dentário infantil por um odontopediatra, na maioria das vezes, não conseguem ver a abrangência do assunto. OBruxismo é um caso clássico.

Os adultos acabam não deixando outra alternativa para os pequenos, que vivem num esforço contínuo pelo nosso modo de viver e pelo que oferecemos a eles.

Sem perceber que as crianças são reflexo de nosso estilo e que cumprem o mesmo roteiro dos pais, acabamos não relacionando uma coisa à outra. Ou seja, as conseqüências do viver adulto e suas manifestações na infância, como o bruxismo.

Soluções para o Bruxismo

O bruxismo pode ser considerado um estado de hiperatividade muscular, que aparece frente a estímulos ligados ao meio ambiente e à forma como a vida dessa criança é conduzida. Então, o bruxismo pode ser considerado uma reação frente a situações vividas, da maneira como são vividas.

Vejamos o que estas crianças podem ter em comum:

  • são agitadas;
  • seus pais são agitados, ansiosos, nervosos;
  • são crianças bravas, tirânicas, não aceitam um não como resposta;
  • os pais precisam de uma faculdade de Direito para poder elaborar uma argumentação que seja convincente;
  • muito tímidos e medrosos, não conseguem se expressar ou se impor frente a situações com os amiguinhos;
  • não recebem a noção de limites, portanto, são crianças que "transbordam", em vários sentidos;
  • percebem tudo o que está acontecendo no ambiente, escutam tudo;
  • ligados por muito tempo por dia a jogos eletrônicos, computador e televisão;
  • não conseguem estabelecer comunicação adequada, expressando opiniões ou desejos, sem gritar ou fazer escândalos;
  • muito agitadas até a hora de dormir, não se entregam ao sono até estarem completamente exaustos, quase sem vida;
  • se você olhar bem, parecem desvitalizadas, ressecadas, estridentes, nervosas.
  • Provavelmente você só vai se dar conta disso tudo, quando a criança melhorar, sair desse quadro.

Vamos começar agora?

  • cuide de todas as formas que puder, para que seu filho consiga ter boa sucção, respiração, mastigação, deglutição e digestão;
  • proporcione oportunidades de brincadeiras adequadas à faixa etária da criança;
  • olhe atentamente para o ambiente das relações em seu lar e faça as mudanças necessárias para que ele sinta que o mundo é bom; (Leia artigo sobre o Primeiro Setênio);
  • limpe o ambiente doméstico de sons altos, programas agressivos e impróprios para uma criança (novelas, filmes e jornais televisivos);
  • reveja a maneira como você se comunica com seu filho: fala crítica, repleta de julgamentos, voz sem entonação que demonstre carinho, alegria ou confiança;
  • observe melhor quais são as exigências e cobranças destrutivas têm sido impostas a este ser em formação, que apenas deseja sentir-se amado;
  • reflita sobre o que essa criança vai se lembrar de sua infância na fase adulta;
  • intelectualização precoce, alfabetização prematura, conceitos abstratos ressecam a alma infantil, desvitalizam as crianças.

E finalmente!

Caso você não coloque limites adequadamente, o que seu filho REALMENTE ESPERA QUE VOCÊ FAÇA, a resposta será esse transbordamento, essa insegurança, essa agitação por sua ausência, seu não posicionamento firme. E amoroso.

A medicação Antroposófica pode ajudar muito na busca do equilíbrio, diminuindo ou até mesmo acabando com as manifestações do bruxismo, mas as modificações no âmbito das relações é imprescindível para a solução do Bruxismo.

/odontologia-artigos/o-bruxismo-em-criancas-4435689.html

Perfil do Autor

Dra. Carmem Silvia

Dentista de Crianças em São Paulo. É a responável pela Clínica Amai, uma clinica diferenciada, que trabalha como base os aspectos humanos de seus pacientes.

Veja mais artigos em meu site: www.clinicaamai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário