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O Projeto Infância é um espaço destinado ao desenvolvimento infantil subdividindo-se em Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança e Projeto Infância: Brinquedos Educativos. Tem por finalidade trabalhar em busca de uma infância melhor orientada, oferecendo em seu espaço físico propostas que venham contribuir com o desenvolvimento global da criança. O Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança, constituí-se de uma clínica multiprofissional de atendimento infantil. Esta equipe conta com profissionais especializados no atendimento de crianças com deficiências e Transtorno Global do Desenvolvimento. Realiza atendimentos clínicos e pedagógicos, além de trabalhar com projetos (cursos, palestras, grupos de estudos, rodas de conversas) que têm como objetivo promover o desenvolvimento da infância contemporânea. O Projeto Infância: Brinquedos Educativos vêm reforçar a preocupação com o desenvolvimento infantil, com o consumismo e a qualidade dos brinquedos oferecidos às nossas crianças, apresentando recursos lúdicos diferenciados, que além de divertir venham também contribuir com um aprendizado significativo desde a primeira infância.

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segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Criança E A Chupeta

Autor: Anna Louzada

O ato de sucção ("sugar", "chupar") é um reflexo inato da criança, ela já nasce sabendo; proporciona à criança sua sobrevivência e um vínculo afetivo com a mãe durante a amamentação. A sucção é muito importante para o bom desenvolvimento e crescimento dos ossos e músculos da face, por isso a mãe deve amamentar o filho nos dois seios, para que o desenvolvimento seja por igual.

Muitas vezes, a criança termina de mamar, saciou sua fome de leite, mas
não saciou sua vontade de sugar, então ela chora, e aí a mãe lhe dá a
chupeta. A criança terá, com a chupeta, a satisfação emocional com a
continuação do ato de sucção, até sentir - se saciada, então, nesse
momento, a chupeta é benéfica à criança. Quando a criança chora, por qualquer que seja o motivo, e a mãe lhe dá a chupeta, está sendo estimulado um habito que poderá trazer algumas conseqüências:

1. O uso contínuo da chupeta, após os dois anos de idade, fará com que a
criança, que está em crescimento físico e psicológico, tenha a chupeta
como um suporte emocional;

2. O crescimento dos ossos da face, com uma chupeta sempre na boca,
afastará os dentes, não permitindo que eles se toquem, podendo resultar
nos chamados "dentes de coelho", que também são os mais propensos a sofrer fraturas;

3. A criança sempre com a boca aberta poderá passar a respirar pela boca,
quando o correto é a respiração só pelo nariz;

4. A chupeta também pode atrapalhar a fala. Se a criança deixar a chupeta antes dos três anos de idade, os dentes tendem a voltar para sua posição normal, e a criança poderá fechar a boca normalmente, assim como respirar só pelo nariz, sem precisar de um possível tratamento ortodôntico para resolver esses problemas.

A criança que usa chupeta até os cinco anos ou mais, geralmente, tende a
desenvolver outros problemas bucais, que só costumam ser resolvidos com
tratamento ortodôntico. Não se deve deixar a criança dormir a noite toda com a chupeta na boca, e para isso há um exercício muito simples que a mãe pode fazer: quando a criança já estiver dormindo, puxar a chupeta, levemente, para que ela volte a sugar; esse movimento deve ser repetido por 10 a 12 vezes, até que a criança canse sua musculatura, e largue a chupeta, para dormir com a boquinha fechada e respirar corretamente pelo nariz.

Um lembrete: mais nocivo que o hábito de chupar chupeta é a sucção digital
("chupar o dedo"), pois a chupeta pode ser tirada gradativamente.

Anna Borges Louzada

Odontopediatra

CRO-AM 1192

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Perfil do Autor

Odontopediatra, Odontóloga do Trabalho, Odontolegista,Espírita e contadora de estórias

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