Quem sou eu

Minha foto
Uberlândia, Minas Gerais, Brazil
O Projeto Infância é um espaço destinado ao desenvolvimento infantil subdividindo-se em Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança e Projeto Infância: Brinquedos Educativos. Tem por finalidade trabalhar em busca de uma infância melhor orientada, oferecendo em seu espaço físico propostas que venham contribuir com o desenvolvimento global da criança. O Projeto Infância: Desenvolvendo as Múltiplas Linguagens da Criança, constituí-se de uma clínica multiprofissional de atendimento infantil. Esta equipe conta com profissionais especializados no atendimento de crianças com deficiências e Transtorno Global do Desenvolvimento. Realiza atendimentos clínicos e pedagógicos, além de trabalhar com projetos (cursos, palestras, grupos de estudos, rodas de conversas) que têm como objetivo promover o desenvolvimento da infância contemporânea. O Projeto Infância: Brinquedos Educativos vêm reforçar a preocupação com o desenvolvimento infantil, com o consumismo e a qualidade dos brinquedos oferecidos às nossas crianças, apresentando recursos lúdicos diferenciados, que além de divertir venham também contribuir com um aprendizado significativo desde a primeira infância.

Seguidores

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Crianças - A compulsão de comer

Autor: Rui

Quando as crianças comem este mundo e o outro, nem sempre isso é sinal de um apetite saudável: comer de uma forma compulsiva pode esconder um distúrbio alimentar. É, pois, preciso estar atento para intervir o mais cedo possível.


Há crianças que revelam um apetite insaciável, devorando em escassos minutos um pacote de bolachas, outro de batatas fritas, fazendo verdadeiras razias à dispensa e ao frigorífico. Nada parece ser suficiente para as saciar, levando os pais a interrogarem-se se estará tudo bem. E a maioria das vezes esta. Sobretudo quando este apetite sem limites coincide com uma daquelas fazes de crescimento, como acontece na transição para a adolescência.

De repente, dão um "salto" no seu desenvolvimento, carecendo de nutrientes adicionais para alimentar o novo corpo. Mas, também pode acontecer que essa compulsão para comer esconda um distúrbio alimentar. Assim é se a criança adoptar algum secretismo em torno deste comportamento ou se ele a fizer sentir-se culpada. São muitas as emoções em jogo na nossa relação com a comida. Basta pensar que ela esta presente em todas as celebrações: Os aniversários festejam-se à mesa e o Natal é sinónimo de manjar atrás de manjar…

Comer conforta, disso não há dúvida. Quem não se deu a um tentador chocolate no momento de maior tristeza ou ansiedade? A diferença é que quem sofre do distúrbio de comer compulsivamente, seja um adulto, seja uma criança, começa por encontrar calma e conforto nos alimentos mas rapidamente vê esses sentimentos serem substituídos por vergonha e culpa. Em causa estão grandes quantidades de alimentos, que não são apreciados mas apenas devorados na companhia de uma sensação de falta de controlo. Apesar de conhecido é, no entanto, difícil diagnosticar este distúrbio nas crianças.

A criança que come desta forma compulsiva sente-se demasiado embaraçada para falar com os pais, mesmo sabendo-se que a situação a perturba. Além disso, como geralmente este comportamento se repete sem a presença de outras pessoas não é fácil aos pais darem pelo excesso e pelo padrão. E, mesmo que a criança esteja a ganhar peso – e é muito provável que isso aconteça – os pais não têm dados que lhes permitam suspeitar de que há um distúrbio subjacente. Não é fácil determinar que há um problema.

Os pais vão-se apercebendo à medida que dão pela falta de grandes quantidades de comida na dispensa ou no frigorífico. A criança vai dando outros sinais: come mais depressa do que o habitual, come mesmo sem fome (por exemplo, imediatamente após uma refeição), come até se sentir desconfortavelmente cheia, come sozinha ou às escondidas.

A descoberta de embalagens ou recipientes vazios no quarto da criança – debaixo da cama ou no armário – é outro indicador para os pais. Quando a criança come compulsivamente, acaba por sentir vergonha ou culpa. E quando é dominada por estes sentimentos pode ser tentada a evitar o contacto social, por exemplo faltando à escola ou negando-se a estar com os amigos. São igualmente sinais de alerta importantes. Perante estes sinais, é conveniente procurar ajuda médica.

Não é fácil de diagnosticar um distúrbio alimentar numa criança, mas é importante agir o mais cedo possível de modo a corrigir comportamentos e prevenir consequências para a saúde. Mas, tão importante como o tratamento profissional, é o modo como os pais abordam o problema com a criança e o apoio que lhe dão. É fundamental falar com a criança quando há suspeita de um distúrbio, neste caso se há suspeita de que ela come compulsivamente. Há que explicar-lhe que esse comportamento pode constituir um problema e que pode ser necessária ajuda médica. São, contudo, de evitar referências ao aumento de peso e à aparência – são assuntos a que a criança "sobretudo na fase da adolescência" é muito sensível e que lhe despertam sentimentos contraditórios. Central a conversa nos comportamentos e sentimentos pode ser mais eficaz. Ao mesmo tempo, é importante que há criança sejam proporcionadas alternativas saudáveis para se alimentar, mas sem forçá-la a restrições drásticas.

O excesso de peso associado ao comer compulsivamente pode ter consequências a prazo: hipertensão, colesterol elevado, diabetes, doença cardiovascular, depressão e ansiedade. Daí a importância de entrevir precocemente. Até porque lidar com um distúrbio alimentar leva tempo, exige perseverança. O problema não se instalou de um dia para o outro e também não será de um dia para o outro que desaparecera. Vencê-lo é um desafio para os pais e para a criança.

Outros distúrbios
A compulsão está presente em todos os distúrbios alimentares, mas há traços que distinguem o comer compulsivamente da bulimia e da anorexia. Assim, na bulimia o empanturramento é seguido de um comportamento de purga, que tanto pode ser o vómito provocado como a toma de laxantes. O objectivo é evitar ganhar peso.

Com o mesmo propósito, um bulímico também pode alternar períodos de compulsão com períodos de jejum ou fazer exercício excessivo. Na anorexia, o receio de ganhar peso leva a pessoa a passar fome, desenvolvendo uma compulsão com a quantidade de comida que ingere, controlando-a à ínfima porção. Pode haver igualmente tendência para o exercício excessivo para perder peso. Em todas as situações, estes comportamentos são acompanhados de vergonha e culpa, envolvendo, além disso, sérios riscos para a saúde.

Fonte: Farmácia Saúde 163

/nutricao-artigos/criancas-a-compulsao-de-comer-4492195.html

Perfil do Autor

http://farmaciaturcifalense.blogspot.com/

Farmácia Turcifalense

Nenhum comentário:

Postar um comentário